Powered By Blogger

terça-feira, 9 de março de 2010

Cólica Menstrual... Tem coisa pior?!?!?! Saiba mais sobre:



Gente tem coisa PIOR que Cólica Menstrual?!?!?!
É muito ruim...
Gente, hoje eu acordei morreeeeeeeeeeendo de dor. O meu corpo doia parecendo que tinha levado uma surra de PORRETE!!! Aíiii Jesuuus!!!
É numa hora dessa que eu queria ter nascido homem. Só eles não sentem e nem têm esse desconforto!!!
Mas... Chega de blá blá blá e segue aqui embaixo umas informações interessantes sobre essa coisa horrorosa chamada "Cólica Menstrual"... Ok!

 
.................................................................................

DISMENORRÉIA

Dismenorréia, vem do grego, e significa menstruação dolorosa.
Sinônimos e nomes populares: Cólica menstrual, incômodo, menstruação dolorosa.

O que é?

Menstruação dolorosa, cólica menstrual ou dismenorréia é a dor pélvica (baixo ventre) que ocorre antes ou durante o período menstrual, de modo cíclico. Menstruação dolorosa que impede as atividades normais ou necessita de medicação específica.

Como se desenvolve?

A dismenorréia pode ser primária ou secundária, de acordo com a presença ou não de alterações estruturais do aparelho reprodutivo feminino.

A dismenorréia primária é a menstruação dolorosa na ausência de lesões nos órgãos pélvicos. Geralmente, acompanha os ciclos menstruais normais e ocorre logo após as primeiras menstruações, cessando ou diminuindo de intensidade em torno dos 20 e poucos anos ou com a gravidez. É devida ao aumento da produção de algumas substâncias pelo útero chamadas de prostaglandinas, que promovem contrações uterinas dolorosas.

A dismenorréia secundária está associada a alterações do sistema reprodutivo, como endometriose, miomas uterinos, infecção pélvica, anormalidades congênitas da anatomia do útero ou da vagina, uso de DIU (dispositivo intra-uterino) como método anticoncepcional, entre outras. Comumente ocorre após dois anos da menarca (primeira menstruação).

O que se sente?

A dor pode ser branda, causando cólica, desconforto, sensação de peso no ventre ou nas costas. A dor pode ser moderada, causando, além do desconforto, sensação de mal-estar, diarréia e dor de cabeça. Também pode ser muito forte, incapacitando a mulher de realizar suas atividades, durando de dois a sete dias e sendo acompanhada de transtorno gastrointestinal inclusive com vômitos, dor referida nas costas, nas coxas e cefaléia.



Como o médico faz o diagnóstico?

O diagnóstico é clínico baseado, principalmente, na história e no exame físico e ginecológico, necessitando, algumas vezes, de exames complementares que excluam outras causas de dor, tais como dosagens hormonais, ecografia transvaginal e laparoscopia, quando não há melhora com ACO + AINE.

Como se trata?

O tratamento da dismenorréia primária inclui o uso de medicações da classe dos antiinflamatórios: os AINE (antiinflamatórios não esteróides) tomados um pouco antes e durante toda a menstruação que bloqueiam a produção das prostaglandinas. Também são usados anticoncepcionais, em uso contínuo ou cíclico, pois o ciclo anovulatório é geralmente menos doloroso. É recomendada uma dieta com menos gordura animal, laticínios e ovos, insistindo na ingestão de vegetais, sementes cruas e nozes. O exercício físico moderado e regular e medidas gerais, como bolsa de água quente, banho morno e massagens relaxantes auxiliam no alívio da dor.

O tratamento da dismenorréia secundária é avaliado conforme cada caso.

4 comentários:

  1. Muito bom o assunto,tem muitas mulheres q sofrem muito com cólica menstual!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Jacyane! Bem arrumado seu Blog minha querida, independente disto o asunto é bastante interesante, epesar de que nunca tive essa amarga experiência, por estas e muitas razões, considero a mulher como um das cirações mais sublimes de Deus. Que a benção de Jesus Cristo lhe alcance sempre abençoada. Visite o Programa A PÁGINA CULTURA e o JORNAL A PÁGINA - apaginacultura.blogspot.com - jornalapagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog Jacyane sofro muito de colicas e agora aprendi como resolvela ou amenizala ñ sei mas de todo jeito agradeço muito obrigada e parabens pelo blog....

    ResponderExcluir
  4. muito legal , gostaria que você postasse mais sobre isso , queria ficar informada...

    ResponderExcluir